Softwares BIM - NAVISWORKS

A metodologia BIM engloba uma grande quantidade de softwares que contribuem para acompanhar e lidar com diversas informações sobre os projetos na busca contínua de otimização destes.

A metodologia BIM já existe há quase 46 anos, o que a torna relativamente nova quando se trata em gestão na engenharia. Inicialmente, em 1974, segundo Eastman et al., chamou-se de BDS (Building Description System – Sistema de Descriçãoda Construção), depois, em 1992, chamou-se da forma que conhecemos hoje, BIM (Building Information Modeling), e a seguir estão sendo criados diversos termos derivados como VDC “Virtual Design and Construction”, por exemplo. Tudo isso para mostrar que essa metodologia está em constante evolução e aperfeiçoamento.

Uma frente fundamental para todo esse desenvolvimento foram os softwares e hardwares, que precisaram acompanhar todo esse bum de informação que gostaríamos de inserir e trabalhar dentro de, por exemplo, a concepção de um empreendimento. Atualmente existem um gama de softwares BIM e ainda uma infinidade de computadores de alto desempenho para o processamento de todos os parâmetros do modelo.


Continuando com o exemplo anterior, precisamos levar em conta que cada membro da equipe trabalhará com um software específico para a sua disciplina no desenvolvimento desse empreendimento. O projetista de estrutura poderá usar o TQS, ou EBERICK, ou CYPECAD. O projetista de Arquitetura poderá usar o REVIT ou ARCHICAD. O projetista de Instalação poderá utilizar o REVIT MEP ou QIBUILDER. O fato é que no final todas essas informações precisam ser coordenadas, independente do software que foi utilizado inicialmente, e repassada ao próximo interessado de forma que o arquivo federado tenha o máximo de informação possível, que seja leve e abra em qualquer computador, de preferencia com um plugin gratuito.

Um dos softwares de coordenação que abrange todos os critérios necessários já citados, dentre alguns disponíveis no mercado, é o Navisworks. O mesmo possuí a versão Manager, Simulate e Freedom.


O Navisworks manager se trata de uma ferramenta de coordenação onde é possível extrair informações de propriedades dos elementos, extrair quantitativos, tirar informações de áreas, volumes, distâncias, fazer clash detection, quantificação e realiza o planejamento da obra através do tempo inserindo o cronograma. O Navisworks Simulates, faz tudo que o manager faz, sem a parte de clash detection e gerenciamento das interferências. E o Freedom é um visualizador gratuito do modelo federado com a possibilidade de ver as propriedades dos elementos, realizar medições e fazer as considerações através de comentários.

Importante ressaltar que os arquivos federados gerados através do Navis, são leves, e o programa Navisworks Freedom não é pesado para ser instalado no computador.

Independente do software de coordenação que for utilizar é importante que seja acessível para todos os envolvidos no projeto. Por experiência, o Naviswoks tem cumprido todos os requisitos impostos para ser considerado eficiente na coordenação, e o que não está atendendo podemos complementar com plugins. No mais, creio que o software cumpre um dos papeis fundamentais do BIM, importando e exportando informações.

85 visualizações0 comentário