top of page
  • Foto do escritorCecília Chacon

A IMPORTÂNCIA DA REALIDADE AUMENTADA PARA O SEU PROJETO

Sendo conhecido como um dos setores mais antigos da história, a construção civil vem passando por uma série de inovações que procuram aumentar a produtividade das obras através de novas tecnologias de projeto e execução. Muitas dessas tecnologias conseguem mudar completamente o conceito de determinadas ações dentro da engenharia impactando diretamente no cotidiano dos trabalhadores.

Realidade Aumentada ou Realidade Virtual?

É comum entre os curiosos da área a confusão entre os termos Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), porém elas possuem distinções bastante explícitas em seu conceito propriamente dito. No instante em que a RV cria ambientes separados da realidade existente a RA interage com o ambiente real, o edifício construído e pronto pode ser visto no canteiro de obras em tempo real, fazendo uma mistura entre os dois mundos.

Entendendo por esse lado, tudo aquilo que foi feito no projeto em BIM pode ser acompanhado dentro da obra, aumentando o entendimento das disciplinas desenvolvidas, gerando redução nos custos e desperdício de tempo na sua execução. Basicamente a RA serve como um complemento para o projeto feito em BIM no campo, considerando que dúvidas fazem parte do processo natural de uma construção. Qualquer dúvida que surja seria sanada rapidamente com a aplicação da realidade aumentada.

Dica de aplicativo:

Considerando as disciplinas desenvolvidas conosco, a RA impacta de forma extremamente positiva quando utilizada no gerenciamento das obras. O acompanhamento daquilo que está sendo feito é compreendido e analisado de maneira muito mais rápida quando se dispõe de tecnologias que possibilitam a interação entre os dois ambientes.

O aplicativo que iremos abordar neste artigo é o “Augin”, principal plataforma de Realidade Aumentada da América Latina para a construção civil, que atualmente não possui custos para a utilização. O aplicativo consegue ler de forma satisfatória todas as informações em BIM do projeto.

Suas aplicações podem ser vistas diretamente na tela do seu celular, computador ou tablet, podendo ser uma referência para a resolução de conflitos dentro do canteiro de obras. A tecnologia vem mudando a forma com que a engenharia civil atua. Não é mais considerado o futuro da engenharia e sim o presente.

bottom of page