top of page
  • Foto do escritorChacon Engenharia

Conheça mais sobre o BIM - Conceito, benefícios e aplicações

Aprenda mais sobre os principais benefícios que a criação de um protótipo virtual pode trazer para sua obra utilizando-se da mais alta tecnologia disponível no mercado de projetos.


Chacon Engenharia

O QUE É BIM?


O Building Information Modeling, ou simplesmente BIM, nada mais é que um protótipo digital que considera características tridimensionais de uma construção englobando diversas informações necessárias para a obra, tornando a fase de projetos mais inteligente e integrada.


Diferentemente dos modelos tradicionais, trabalhados em representações planas com somente duas dimensões, o BIM é muito mais fiel àquilo que será o produto fim da sua utilização, reduzindo custos com retrabalho e prevenindo incompatibilidades de disciplinas envolvidas.


E acredite: o BIM NÃO é um programa!


Ao contrário do que muitos pensam, BIM na verdade é um grande sistema que pode ser operado por diferentes softwares, chamados de softwares BIM.


Esse sistema irá englobar uma série de informações das mais diversas disciplinas que irão trazer soluções mais fiéis à realidade e com muito mais agilidade necessária para esta etapa.


A revolução da indústria de construções


O processo é muito eficiente e logo será o padrão na indústria AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações) também no Brasil. Esse fato por si só já leva a que as empresas do setor tenham urgência na implantação e implementação da metodologia. "Dentre os muitos ganhos com o projeto podemos citar o cumprimento do cronograma, pois antecipamos os pontos críticos e assim evitamos retrabalhos." Diz Mie Ijichi, Engenheira Civil.


Em resumo, o uso do BIM na construção é uma ferramenta poderosa para identificar problemas antes do início da obra e garantir que a construção seja realizada de maneira eficiente e colaborativa. Ele permite que os profissionais da construção trabalhem com base em informações precisas e atualizadas e que mudanças sejam implementadas de maneira rápida e eficiente.


BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO BIM


A teoria é sensacional mas a verdade é que os benefícios gerados com a utilização do BIM são surpreendentes para diversas obras, ainda mais as de maiores complexidades.


  1. Otimização de recursos: Pela possibilidade de representar a construção nas suas diferentes fases é possível trabalhar com mais precisão na compra de recursos materiais para a obra, reduzindo custos relevantes, além de destinar papéis inteligentes e efetivos para a equipe envolvida.


  1. Sustentabilidade: Justamente pelo motivo descrito no ponto anterior somada a possibilidade de análise do impacto ambiental, através do BIM é possível estudar diferentes formas para diminuir os danos das construções à natureza;


  1. Comunicação inteligente: Devido uma padronização na maneira de se comunicar e a criação de canais que suportam diferentes disciplinas, a comunicação no BIM é extremamente efetiva, beneficiando toda a cadeia de envolvidos na construção;


  1. Confiabilidade de informações: Com o auxílio de tecnologias avançadas, as informações trabalhados durante a utilização do BIM são bem mais confiáveis para a obra do que os projetos tradicionais, pois utilizam-se de softwares avançados de cálculo e simulações.



A realidade é que os benefícios são tantos que colocam apenas uma certeza: O BIM não é o futuro e sim o PRESENTE das construções inteligentes/otimizadas que buscam eficiência na construção civil.


Por esse motivo que, no Brasil, o Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, definiu que o BIM deve ser utilizado na execução direta e indireta de obras realizadas pelo Governo Federal, definido em fases de evolução.


O NÍVEL DE CONHECIMENTO BIM DAS CONSTRUTORAS


Embora o BIM seja amplamente utilizado em projetos de construção em todo o mundo, o nível de conhecimento das construtoras sobre esta metodologia pode variar bastante. Algumas construtoras possuem uma equipe especializada em BIM e usam a metodologia em todos os seus projetos, enquanto outras podem ter pouco ou nenhum conhecimento sobre ela.


Um dos principais motivos para a variação no nível de conhecimento das construtoras sobre BIM é a falta de treinamento e capacitação. Muitas construtoras não investem em treinamento para seus funcionários, o que pode resultar em pouco conhecimento sobre BIM e sua utilização ineficiente.


Outro fator que pode contribuir para a variação no nível de conhecimento das construtoras sobre BIM é a falta de incentivos para seu uso. Em alguns países, as construtoras podem não ver a necessidade de usar BIM, pois não há incentivos ou regulamentações que os obriguem a usá-lo.


No entanto, a tendência é de que o uso do BIM se torne cada vez mais comum entre as construtoras. Como a metodologia oferece vários benefícios, como aumento da eficiência, redução de custos e melhoria da qualidade dos projetos, cada vez mais construtoras estão investindo em treinamento e capacitação para seus funcionários e implementando BIM em seus projetos.


Em resumo, o nível de conhecimento das construtoras sobre BIM varia bastante, mas tende a aumentar com o passar do tempo devido aos benefícios que a metodologia oferece e a maior regulamentação e incentivos para seu uso. Construtoras que investem em treinamento e capacitação para seus funcionários e implementam BIM em seus projetos tendem a ter maior sucesso e eficiência em seus projetos de construção.




QUAL O MELHOR MOMENTO PARA UTILIZAR O BIM?


Como dito anteriormente, esta metodologia pode trazer benefícios em praticamente todas as etapas de construção.


  • Projetos BIM


Utilizando-se de modelos 3D carregando informações precisas e úteis para as obras, esta é a fase mais impactada positivamente pelo BIM, facilitando a vida dos projetistas e trazendo automatização, economizando tempo e recursos para todas as etapas. Com isso, a fase do estudo de viabilidade também entra como beneficiada nesse processo.



  • Orçamento de obra e execução BIM;


Pelo fato de possuir funcionalidades precisas, os softwares BIM possibilitam superar um dos maiores desafios das obras: o orçamento. Com seu estilo integrado e carregado com dados, é possível calcular ainda na etapa de projetos os tipos de materiais a serem utilizados nos levantamentos feitos, estabelecendo quantitativos precisos em orçamentos reais.


Nas execuções de obra você pode carregar o projeto inteiro em BIM através do seu tablet no canteiro, com possibilidade de ser surpreendido inclusive por projeções em realidade aumentada para conferências.


POR ONDE COMEÇAR?


Para contratar o BIM em seus projetos e obras é extremamente necessário utilizar profissionais qualificados que tenham experiência no segmento e saibam utilizar essa metodologia da melhor forma para otimizar os processos de construção.


Por esse motivo, a Chacon Engenharia entrega com qualidade e eficiência os melhores projetos de construções multifamiliares, com mais de 5 anos de experiências com uma equipe espalhada por todo o Brasil.


Acesse https://lp2.chaconengenharia.com/ e entre em contato conosco!


52 visualizações
bottom of page